Como ter um Posicionamento pode te ajudar no seu negócio!

Ter um posicionamento é importante para todo empreendedor, não importa se você é um vendedor de água ou é o dono da Bonafont.

 

Bonafont, marca de água da Danone, se auto-intitula “água leve” por conter menor teor de sódio.
Diz pesar menos no estômago e tornar-se uma aliada aos hipertensos e as pessoas que buscam emagrecer ou passam por dificuldades ao ingerir água.

ick Chester é um ex-vendedor ambulante de água mineral das praias do Rio de Janeiro e autor do livro “Pega a Visão”.
No seu livro, ele relata que  “observava os vendedores e  voltava para casa pensando em como ter um diferencial”.
Desde quando morava em Minas, já tinha uma ligação com a escola de samba da Mangueira, frequentava a quadra, ia aos ensaios, participava dos desfiles.
Com o jeito de falar bastante, tinha conquistado o título de diretor de comunicação e marketing da Nação Mangueirense.
Quando  saía para vender água e via turistas, logo falava da Mangueira, aí todo mundo  que ia para o Rio de Janeiro amava a verde e rosa.
“Quando cheguei em casa, resolvi passar uma fita verde e rosa na minha caixa e passei a trabalhar com a camisa da mangueira”, conta Rick.
Esse foi o posicionamento que o ajudou a se destacar, num mercado que só tinha caixas brancas, foi o início para mudar completamente sua situação financeira.
O que a Bonafont, a melhor água mineral para os paulistanos, segundo pesquisa Datafolha, tem em comum com Rick, considerado pelo Jornal O Tempo um escritor, palestrante e consultor renomado?

O posicionamento. Mas, água não é tudo igual?

Em 2019, eu tive um problema no estômago que dificultava a minha ingestão de água.
Comprei diversas marcas, mas só a água  da Danone, naquele momento, me deu a sensação de leveza que precisava, mesmo sendo mais ácida e com menor PH.
Então eu percebi que a água, apesar de uso corriqueiro, dependendo da situação, ajuda a melhorar ou a piorar o bem estar, ao trocar de marca.

Mas o que é posicionamento?

 

Em 2019, eu tive um problema no estômago que dificultava a minha ingestão de água.
Comprei diversas marcas, mas só a água  da Danone, naquele momento, me deu a sensação de leveza que precisava, mesmo sendo mais ácida e com menor PH.
Então eu percebi que a água, apesar de uso corriqueiro, dependendo da situação, ajuda a melhorar ou a piorar o bem estar, ao trocar de marca.

Mas o que é posicionamento?

Posicionamento é o modo que você quer ser reconhecido por seus clientes.
Segundo a ideias de Al Reis e Jack Trout, no livro “Posicionamento: A batalha por sua mente”.
Eu gosto de pensar na imagem que você ou sua empresa quer construir para sua audiência.
É a ideia que te conecta com os sentimentos, as memórias afetivas e fazem com que as pessoas se lembrem, comprem de você e não do concorrente.
É uma estratégia para diferenciar o seu negócio de todos os demais do mesmo segmento.
Em 1969, Jack Trout publicou um artigo no Journal of Marketingele, no qual o empresário alertou que mesmo gastando milhões de dólares em excelentes propagandas, se o posicionamento for fraco, o resultado é insatisfatório.
Alguns aspectos que ajudam a construir o posicionamento são: jeito, roupa, cenário, fala, tom de voz, tipografia, cores, imagem, elementos gráficos.
A ideia não é criar um personagem e sim extrair de dentro do seu produto ou serviço, uma característica, um diferencial que solucionará o problema do seu Cliente.
O posicionamento deve ser verdadeiro e não há espaço para polêmicas, como discutir se o Ph ácido da Bonafont, que é um ponto negativo da marca, fará bem ou mal para saúde a longo prazo.
Esse nunca foi e nunca poderia ser a base do posicionamento da Danone.
Ou também, se a caixa de água de Rick Chester, realmente, se destacava entre os ambulantes da praia do Rio de Janeiro.

Agora que você já sabe o que é posicionamento, te deixo algumas perguntas para reflexão.

✓Qual imagem você quer construir na mente e no coração das pessoas?
✓Como você quer ser visto pelo mercado?
✓Qual o seu maior diferencial?

 

O posicionamento deve ser uma ideia simples, fácil e poderosa.

✓Quem é você?
✓Quais os seus valores?
✓Para quem o seu negócio existe?
✓Qual o problema, a dor, ou necessidade você deseja solucionar?
✓Qual é o seu maior diferencial em relação à concorrência?
✓Quais os três maiores benefícios do seu produto ou serviço?
✓Pense nas marcas que você admira e responda?
✓Por que você gosta dessa marca?
✓Qual é o posicionamento dela?

Ao responder essas perguntas você começará a identificar o seu posicionamento. Se deseja criar uma estratégia digital para seu negócio entre em contato comigo.

Heidy

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