O Funil de Vendas Aumenta a Sua Chance de Fazer bons Negócios! Saiba como?

Funil de vendas vai no digital
Sim, é verdade, mas tem gente pensando que e só postar fotos e memes na rede social e plim, a mágica acontece.
Há quem acredite que basta publicar uma foto aleatória do seu produto ou serviço no Feed do Instagram, por exemplo, e os clientes virão como moscas em volta do mel para querer comprar.

 

Doce ilusão

Na prática, isso é bem diferente.
A melhor maneira de conquistar clientes nas redes sociais é oferecendo um conteúdo de valor para sua audiência e ter uma estratégia bem definida, bem como considerar o funil de vendas.

Quer saber como o funil de vendas te ajuda fechar bons negócios no Instagram?

Então, não tire os olhos da tela, pois compartilharei tudo com você.

O que é funil de vendas?

É o conjunto de etapas pelo qual o futuro cliente  passa desde o momento no qual conhece você ou sua empresa até fechar a compra e se tornar seu cliente ou defensor da sua marca.

A definição de cada etapa deve ser bem planejada com o objetivo de agregar valor a fim de que a persona percorra as etapas do funil.

Como funciona o funil de venda?

O funil de vendas AIDA inclui quatro estágios:

funil de vendas aida
Funil de venda AIDA , é o acrônimo de:
  • Atração
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Todo empreendedor empreende a dor de gerenciar o próprio negócio

Funil de vendas

A pressão de aumentar a receita e incrementar as vendas lhe tira o sono? Então, deve considerar, na sua estratégia de marketing, todas as etapas do funil.

Afinal,  precisa atrair e cultivar clientes em potencial antes que eles convertam  e depois incentivá-los a se tornarem compradores fiéis.

Esse modelo do funil de vendas AIDA foi criado no século XIX por Elmo Lewis, com objetivo de otimizar o processo de vendas.

Ele é simples de entender, porém, é preciso ter disciplina para colocá-lo em prática.

Se quiser entender mais sobre seu cliente ideal, leia também o nosso artigo sobre a persona.

No Topo do Funil:  Atenção (publico Frio)

Topo do Funil

O objetivo aqui é atrair o cliente, para te conhecer,  a fim de que  você possa apresentar o seu produto ou serviço.

A melhor maneira de atrair pessoas em suas redes sociais, seja Instagram, tiktok, etc.  é com conteúdo compartilhável com o propósito de gerar engajamento.

Este é o momento de despertar a atenção do seu público (Persona) pela primeira vez.

Sabe aquela máxima onde diz,  a primeira impressão é a que fica?

Pois bem, é o inicio do flerte e é nesse momento que precisamos causar uma boa impressão.

Isso me lembra quando conheci meu esposo. Ao olhá-lo pela primeira vez, eu me interessei, quis me aproximar, conhecer,  algo despertou o interesse, foi o início do flerte.

O relacionamento com o cliente  é  parecido, o objetivo é atrair mais pessoas para suas redes sociais e  gerar uma audiência.

Como a magia acontece?

Quando se produz conteúdo de qualidade, bem elaborado, e seguindo uma estratégia bem desenhada a qual já identificou quem é sua persona e quais são suas necessidades, dores e desejos, bem como o  posicionamento da sua marca e seus diferenciais em relação ao seus concorrentes a mágica acontece.

Qual a importância do Topo do Funil?

Aqui muitas vezes o cliente  desconhece a existência de uma dor ou desejo. Por isso é importante despertá-lo.

Aguçar a curiosidade dos visitantes, educar os curiosos são formas de gerar valor com informações leves, claras e objetivas.

Exemplos:

  • Dicas
  • Vídeos Nuggets (Reels)
  • Quizes
  • Frases motivacionais
  • Fotos Bonitas
  • Conteúdo de inspiração
  • Historias emocionantes
  • Humor
  • Noticias
  • Trends
  • Memes etc.

Meio do Funil: Interesse/ Desejo ( Publico Morno)

Embora a fase de despertar a atenção seja crucial para aumentar sua presença digital, sem dúvida a fase mais importante é a de despertar o desejo.

Quando meu marido insistente me convidou para sair várias vezes, eu, então, considerei a possibilidade de namorá-lo.

Com o cliente você fortalece o relacionamento, constrói uma relação de confiança, ele passa a te conhecer, consumir seu conteúdo, engajar com suas postagens, acompanhar suas publicações.

Nesse momento o relacionamento vai ficando mais interessante, possibilitando trabalhar uma necessidade ou problema.

Como fazer?

Nessa fase, os conteúdos são mais focados no problema ou na solução.

Mostre para o seu público que o seu produto ou serviço é a melhor opção  para  ajudá-lo a solucionar seu problema ou necessidade, através  de vídeos, podcast ou postagens mais aprofundadas.

Então, empreendedor, seja criativo, diversifique seu conteúdo, concentre-se na experiência do seu cliente/seguidor. Seja criativo com os formatos de conteúdo.

Lembre-se de deixar a sua marca impregnada na mente da sua persona.

Como fazer ? Através da sua voz, imagem,  manias, suas frases, tudo isso ajuda  as pessoas a conhecê-lo melhor e sentir que estão ouvindo de um amigo e não de uma “empresa” fria e impessoal.

As pesquisas mostram  que 58% dos usuários do Instagram já compraram algo indicado por um influenciador, isso ocorre devido á proximidade que os influenciadores como, por exemplo, a Virgínia e Zé Felipe  causam nas pessoas.

Qual o melhor tipo de conteúdo  no meio de Funil?

Educativo, é o tipo de  conteúdo que ajuda a aprofundar os relacionamentos com sua audiência. Além de ser a sua oportunidade de mostrar a sua experiência e o quanto sabe sobre um determinado assunto. Gerando conteúdo valioso,  que ajudará a sua audiência.

Tem pessoas que ficam com medo em dar conteúdo de graça. Acredito muito de uma Frase do Pedro Sobral que diz “Quanto mais gente você ajudar, mais vai faturar, por isso que produzir conteúdo dá certo.”

Isso ocorre porque quanto mais valor entrega, mais o seu público pensará: “Se eles derem isso de graça “,  imagina o quão bom é o conteúdo pago?! Outra pessoa que faz isso com maestria é a Rejane Toigo.

Sendo assim, não se preocupe em doar seus conhecimentos gratuitamente.

O objetivo é gerar leads, nutrir e qualificar o seu público ao mesmo tempo em que separa os curiosos dos que querem saber mais ao seu respeito e sobre o que tem a oferecer.

Exemplos de conteúdo:

  • E-books
  • Webinários
  • Vidas
  • Mini cursos gratuitos
  • Grupos telegram/ WhatsApp
  • Conteúdos educativos
  • Tutoriais
  • Passo a passo
  • Bastidores
  • Enquetes
  • etc.

Fundo do Funil: Desejo/ Ação ( Publico Quente)

Fundo do funil de vendas

A pessoa já identificou que você oferece solução para seu problema/necessidade/desejo. Já está em um relacionamento, confia no que diz e está pronta para o próximo passo.

Finalmente  aceitei a namorar, porque já havia uma relação de confiança, a mesma que deverá ser construída ao longo do funil com o lead.

Recapitulando, após chamar a atenção e despertar o interesse em seu público, é o momento de trabalhar para acender nele o desejo de se tornar seu cliente. Se posicionar, nessa etapa do funil a pessoa já está envolvida. Em outras palavras, está pronta para colocar dinheiro no seu produto ou serviço.

Diante disso, o seu objetivo aqui é provar para ela que você tem a melhor solução e que o seu produto ou serviço é realmente o que ela precisa consumir.

Lembre-se sempre de ser verdadeiro!

Esta é a sua oportunidade de compartilhar conteúdo promocional.  È a sua chance de dizer às pessoas por que elas precisam do seu produto ou serviço.

Para fazer isso de forma mais eficiente e eficaz, utilize testemunhos e avaliações de clientes para mostrar a sua autoridade e os  benefícios de seu produto/serviços. Com isso, você ajudará  a convencer seu público de que seu produto ou serviço é adequado para ele.  Use o gatilho da escassez e trabalhe a sua persuasão.

O objetivo aqui é vender, por isso monte uma esteira de produtos, se for um produto digital comece com e-books, cursos, ferramentas, mentorias, etc.

Você se sente desconfortável com vendas?

 

Também me sentia, até ouvir um Podcast com o Flávio Augusto que dizia algo mais ou menos assim:” Vendas nada mais é do que ajudar alguém a encontrar  o produto ou serviço certo que ira ajudá-lo a solucionar um problema, desejo ou necessidade. Esse foi o clique que precisava para tirar todo o meu preconceito sobre vendas.

O único momento no qual o conteúdo de vendas é desconfortável é quando está sendo compartilhado repetidamente, sem reconhecer a etapa do funil onde a  pessoa se encontra.

Você já despertou a atenção da persona, já despertou o interesse, fazendo com que reconheça a sua dor, desejo ou necessidade,  já mostrou algumas soluções e está ajudando nesse processo com os conteúdos gratuitos.

Ela já sente que conhece  e confia em você, está pronta para comprar o produto/serviço.

Exemplo de conteúdo:

  • Anúncios
  • Depoimentos
  • Estudos de caso
  • Oferta
  • Promoção
  • Mostrar o produto

O funil não acaba aqui…

 

Estamos em busca de Fidelizar o cliente

Essa é uma das fases dos funis de venda mais importante, e por muitas vezes negligenciada.

É aqui que você recebe os feedbacks e depoimentos  que convencerão outras pessoas que também precisam do seu produto ou serviço.

Conhecida também como  gatilho da “prova social”  onde incentiva as pessoas a seguirem as ações dos outros,  afinal ninguém quer ser a cobaia de um produto ou serviço.

Quando fornece a melhor experiência para seus clientes, eles ficarão tão satisfeitos e agradecidos que em reciprocidade irão te elogiar para seus amigos, familiares e, mais importante, indicar seu produto/serviço para eles.

Agora é com você!

Lembre-se: quando eles tiverem uma má experiência com seu produto/serviços, o contrário também é verdadeiro.

Uma empresa que é exemplo de fidelização de cliente é a Apple, por exemplo quando uma pessoa compra um Iphone, ela vai querer um Mac, um ipad.

Ter uma estratégia de funil de vendas bem desenhada, ajuda o empreendedor a produzir o conteúdo certo para o seu público alvo.  É  uma forma de alimentar e engajar a audiência para poder atingir os seus objetivos com as redes sociais, ter mais cliente.

Lembre-se: você está em busca de um relacionamento solido, casamento e de permanecer casado…

Para ajudar  você alcançar mais resultados com o seu negócio entre em contato comigo e vamos criar a sua estratégia digital.

Heidy

Heidy

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